segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cabelo oleoso nunca mais!

Se você sofre com cabelos oleosos, junte-se a mim e a milhões de pessoas desse mundão de Deus!


Cabelos Oleosos

Cabelo oleoso é a denominação cosmética para cabelos com alto teor de oleosidade, devido à produção excessiva de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.
Ficam com aspecto sujo muito rapidamente. Passar a mão nos cabelos e utilizar água muito quente durante a lavagem potencializa a oleosidade.
O cabelo tanto pode ser oleoso por uma característica natural, como pode ser uma condição adquirida devido à pouca regularidade na higiene, ao uso inadequado de produtos capilares, exposição a ambientes muito úmidos ou com alto teor de vapores de gordura, dentre outras causas. O cabelo oleoso tende a ter a irrigação distribuída ao longo dos fios, diminuindo a irrigação na raíz, o que aumenta a perda de cabelo.

Sem mais delongas, vamos saber como ciudar desse tipo de cabelo, e vou recomendar alguns produtinhos coringas pra auxiliar a diminuição da oleosidade.

Importante: Produtos para cabelos oleosos, requerem cor traslúcida, fica atenta menina!




Só cabelos lisos são oleosos: Mentira. Geralmente os cabelos finos, lisos e com pouco volume tendem a ser oleosos. Mas cabelos grossos e cacheados também podem sofrer com o problema. A diferença é que as ondas e o frizz impedem que o sebo seja espalhado pelo comprimento dos fios, então ele se concentra na raiz.
Lavar os cabelos todos os dias piora o problema: Mentira. Só a lavagem pode diminuir a oleosidade natural dos fios. Lavando os cabelos todos os dias, o aspecto gorduroso diminui e a produção desse óleo pode rarear. Mas não lave os cabelos com água muito quente, pois a alta temperatura os resseca e, por isso, estimula a produção de mais oleosidade.
Xampu adstringente ajuda a diminuir a oleosidade: Verdade. O xampu adstringente apresenta uma maior quantidade de lauril, (agente que trabalha na extração de resíduos nos fios), que ajuda a diminuir a oleosidade dos fios.
Passar a mão nos cabelos aumenta a oleosidade: Verdade. Os resíduos presentes nas mãos aumentam a oleosidade dos cabelos, deixando-os mais sujos e consequentemente com um aspecto mais gorduroso. Se você não resiste, o ideal é mantê-los presos.
Quem tem cabelo oleoso não pode usar leave-in: Mentira. A oleosidade só aumenta se o produto for passado na raiz dos cabelos. Mas, quando passado do meio até a raiz, ele aumenta o brilho e deixa os fios protegidos contra o excesso de poluição e os raios ultravioletas.
Passar talco ajuda a disfarçar o problema: Verdade. O talco tem o poder de disfarçar o efeito oleoso nos cabelos. Mas, de acordo com o cabeleireiro, a diferença não é muito grande e existem riscos do couro cabeludo apresentar alguma rejeição ao produto, havendo coceira, por exemplo.
Cabelos oleosos crescem mais rápido: Mentira. O crescimento dos cabelos está diretamente ligado ao DNA de uma pessoa. O fato de eles serem oleosos ou secos não interfere em nada.
As caspas são características exclusivas dos cabelos oleosos: Mentira. As caspas podem ser características de problemas do couro cabeludo em geral, e não necessariamente do couro cabeludo oleoso. Mas o excesso de sebo pode favorecer o aparecimento do problema, principalmente se houver resíduos de xampu e condicionador na cabeça. Secar os fios com o secador e evitar dormir com eles molhados contribui para diminuir a caspa.
Lenços e bonés aumentam a oleosidade: Verdade. Quando o couro cabeludo é abafado, acontece um aumento da produção natural do óleo. Quem já apresenta o problema deve evitar o uso desses acessórios.
Cabelos oleosos não precisam de hidratação. Mentira. Os cabelos oleosos também precisam de hidratação, principalmente para evitar o enfraquecimento dos fios. O ideal é usar produtos específicos e aplicar somente do meio até as pontas.

Ainda...
Evite usar condicionador na raiz e na extensão do fio. Aplique só nas pontas.
Risque da lista os produtos do tipo 2 em 1 (xampu e condicionador).
Aposte no xampu anti-resíduo somente se as madeixas estiverem muito sujas (Natura Plant).
Ao usar secador, mantenha-o a uma distância de 15 cm para que o calor não estimule as glândulas sebáceas.
Tudo isso para ter cabelos lindos...
Xoxo, Alice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário