terça-feira, 16 de agosto de 2011

Espartilhos - Amigo ou inimigo?

Por volta do sec. XVI, surgiu os espartilhos com a finalidade de dár suporte aos seios e manter a postura, e não teve nada a ver em deixar a cintura fina ou algo assim. Somente por volta do sec. XIX, com a invenção dos ilhóses e o uso de barbatanas de baleia, que teve a era chamada de Vitoriana - cinturas minusculas.
Mas aí, por volta do inicio do sec. XX, com a invenção do sutiã, o espartilho foi deixado de lado e ficou esquecido. Aí nos anos 40, 60, 80 a moda do espartilho ia e vinha, até que em 1990, só alguns estilistas tentavam trazer a tona a peça. E ano passado, 2010, lá vem ele de novo nos assombrar.



Claro que, desde que ele foi inventado e nos dias de hoje ele veio sendo modificado, melhorado e mais trabalhado. Mas não deixa de ser uma peça desconfortavel, e de difícil respiração.
E claro que tem os corseletes que são usados por fora. Ou se você preferir corpete.

 Paula Fernades é uma que não vive sem.
E tem os modelos ousados, como os da nada discreta Rihanna.
E os mais fofos e dicretos e usáveis, né Rihanna!

Eu particulamente amei esse look da Emma, apesar de que olhando pelo angulo que a foto foi tirada temos a impressão que ela e completamente reta desprovida de comissão de frente. rs

E o corset mais a camisa social, fica muio cool e descontráido.

E agora, vocês devem estar se perguntando o "porque" do "inimigos" no título do post, e eis que o nosso amigo Google, responde.
"A pressão excessiva no abdome traz riscos, pois reflete nos órgãos internos e, consequentemente, no aumento da pressão venosa precipitando o aparecimento de varizes e inchaço nas pernas. Em casos extremos, isso pode causar uma trombose. A pressão interna também eleva o diafragma, modificando a dinâmica respiratória. O que pode levar à atelectasia, resultado da diminuição da ventilação pulmonar, o que pode provocar acúmulo de secreções e até uma infecção" - conta-nos pacientemente o Sr.Google.

Bem, é isso. E garotas, usem os espartilhos, ou corpet com moderação, não façam como Cathie Jung.
Usem com moderação e não SEMPRE tirando-o só na hora do banho, como a doida Cathie acima.

É isso aí!
xoxo, Sophia

Nenhum comentário:

Postar um comentário