sábado, 26 de março de 2011

Chocolate


Hoje, dia 26 de março, é comemorado o dia do chocolate. Um salve para os Maias que usavam o cacau para fazer uma bebida.

Chocolate no Brasil
Em Porto Alegre os irmãos alemães Franz e Max Neugebauer, juntamente com o sócio Fritz Gerhardt fundaram a empresa Neugebauer Irmãos & Gerhardt em 1891.
Hoje, Nestlé, Garoto, Lacta, Cacau Show e Le Chocolatier, são as fábricas mais conhecidas aqui no Brasil.

Como preferencia mundial (menos da minha amiga, Sophia), vamos apreciar o nosso maravilhoso Chocolate.

Tipo de Chocolate
O chocolate amargo é feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite, e algumas versões permitem a sua utilização como base para sobremesas, bolos e bolachas. Deve-se usar um mínimo de 35% de cacau, segundo as normas europeias.
O chocolate ao leite ou chocolate de leite leva na sua confecção leite ou leite em pó. As normas europeias estabelecem um mínimo de 25% de cacau.
O chocolate branco é feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, podendo ser acrescentados aromas como o de baunilha. Inventado na Suíça após a I Guerra Mundial, só foi divulgado nos anos 80 do século XX pela Nestlé.


Apesar de o chocolate ser geralmente consumido por prazer, há alguns efeitos positivos para a saúde na ingestão do alimento. O cacau ou o chocolate amargo, por exemplo, são benéficos para o sistema circulatório. Outros efeitos incluem as propriedades anticancerígenas, estimulantes cerebrais e a capacidade de curar diarreias, entre outros. As propriedades afrodisíacas dos chocolates ainda não foram comprovadas.
Por outro lado, ingerir grandes quantidades de alimentos altamente energéticos, tais como o chocolate, aumenta o risco de obesidade. Há uma preocupação a respeito de casos de envenenamento leve por chumbo através do consumo de alguns tipos de chocolate.

Há uma crença popular de que o consumo de chocolate pode causar acne. Vários estudos mostram que esse é o caso de alimentos com alto índice glicêmico em geral, apesar de essa questão ainda estar sendo estudada. Sabe-se que o leite estimula o aparecimento de espinhas. (Não me interessa, como mesmo assim kkk)

No mundo todo, o chocolate aparece como tradição em festividades populares. Na Páscoa, é presenteado em formato de ovos maciços ou ocos, recheados com pequenos brinquedos ou com doces variados. No Dia dos Namorados e no Dia das Mães, uma caixa de chocolates é um presente sugerido a quem quer demonstrar carinho. Também é um brinde usado em outras datas comemorativas, como no Natal e nos aniversários, quando surge ainda em forma de enfeites decorativos e também em bolos e docinhos.

Além de estar presente nos nossos corações na culinária, o chocolate é cultura minha gente.
Nos filmes Chocolate (2000)...

E a Fantástica Fábrica de Chocolates (2005), ambos com o maravilhoso Johnny Depp, falam dessa maravilha que está presente em nossas vidas hahaha!

E então, vamos correr para a loja/supermercado mais próximos para atacar um chocolatezinho? rs

xoxo, Alice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário