segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ouro Preto, MG.

Bem, pra quem acompanha o blog, sabe que criei a tag Guia de Viagem por um motivo de auto-ajuda mesmo: Descobrir um lugar para viajar nas férias! Ainda to na procura, e gostei muito de Ouro Preto, MG!

Município conhecido por sua arquiteura colonial, foi a primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, em 1980.

Conhecida também por seu passado com grande atividade mineradora, originou seu nome.

Apesar de ter a a maior parte do intenso fluxo turístico focado na arquitetura e importância histórica, o município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais. Ouro Preto e Mariana receberam atrações como Roberta Sá, 14 Bis, Sá e Guarabira, Gabriel, o Pensador e Chico César. Atividades culturais como teatro, música, artesanato, literatura, discussões em mesas redondas e palestras sobre meio ambiente e incentivo à leitura para crianças também entraram no calendário do Festival.

Recentemente, Ouro Preto foi eleita uma das Sete Maravilhas Brasileiras, numa eleição da Revista Caras e do banco HSBC.

Além de ser um "museu a céu aberto", a cidade tem instituições que guardam acervos variados como Museu das Reduções, Museu do Chá, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu da Inconfidência, Museu da Música, Museu Casa dos Contos, Ludo Museu, Museu do Oratório, Museu Casa Guignard, Museu de Pharmacia, Museu de Arte Sacra do Pilar, Museu Aberto Cidade Viva e Museu Aleijadinho além do Museu do Ouro, onde são encontradas diversas pedras preciosas.

Ouro Preto abriga o mais antigo teatro em funcionamento da América Latina, o Teatro Municipal de Ouro Preto. Após passar por restauração, no ano de 2007 a Casa da Ópera (nome original) foi reaberta ao público.

As repúblicas fazem parte da tradição da cidade. Os Estudantes da UFOP procedem principalmente do interior dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás. Com isso, morar em repúblicas é praticamente uma marca dos estudantes de Ouro Preto. E, muitas vezes, uma necessidade.

Onde comer e ficar em OP?
Recebi ótimas recomendações...
Pousada Minas Gerais

Pousada Clássica

Grande Hotel de Ouro Preto

E também...
Chalet dos Caldos

Restaurante Café Geraes

Pizzaria O Passo

Sites para dar mais uma olhadinha? Site Oficial de Turismo de Ouro Preto e Ouro Preto Turismo.

Bora pra Minas? Bora pra Ouro Preto?
A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário